Lição para motoristas que param em vagas de deficientes
Quantos motoristas brasileiros param nas vagas destinadas a deficientes, mesmo sem terem problemas de locomoção?
Mas e se o deficiente fizesse o mesmo e deixasse sua cadeira de rodas estacionada na vaga para um carro comum, como seria?
A reação dos motoristas foi mostrada no vídeo da campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto“, gravado este ano em Curutiba, no Paraná.
A campanha surgiu depois que uma cadeirante foi ignorada por uma motorista em um super mercado de Curitiba.
Mirella, que é tetraplégica, viu uma mulher parar o carro na vaga exclusiva e, como ela não tinha nenhuma deficiência, sugeriu que procurasse outra vaga.
Mirella foi ignorada pela mulher e pela gerência do supermercado, que disse que este “problema” era para ser fiscalizado pelo Detran e não por eles.
O video
Depois deste episódio, a agência TheGetz, de Curitiba, Paraná, fez uma ação colocando cadeiras de rodas em vagas normais e registrou a reação das pessoas em um estacionamento de Curitiba.
De acordo com o diretor da agência, o intuito da campanha é chamar a atenção da sociedade e dos governantes para a necessidade de respeito e educação às vagas destinadas às pessoas com deficiência.
“Com o movimento, o que se pretende é ampliar a visibilidade para a necessidade de respeito à figura do deficiente, que em nada se diferencia, em direitos e deveres, das pessoas tidas como normais. Para isso o apoio das esferas políticas é fundamental para que causas como essas possam ser vistas e ampliadas.“.
Com informações do Hypeness.
Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário