segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Exemplo

Fonte:http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/vereadores-participam-de-sessao-com-olhos-vendados/31623

Pessoa com deficiência

Vereadores participam de sessão com olhos vendados

16/12/2013 15:35:00
A sessão da Câmara Municipal de Curitiba começou de forma diferente na manhã desta segunda-feira (16). Os vereadores participaram de uma vivência de olhos vendados, em ato que lembrou o Dia Nacional do Cego, comemorado no último dia 13. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os vereadores para a importância da inclusão da pessoa com deficiência e sobre os desafios vividos pelo deficiente visual.
O coordenador de Relações com a Comunidade da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Manoel José Passos Negraes, conduziu a dinâmica. A sessão foi aberta e, em seguida, interrompida  para que os vereadores vendassem os olhos. Enquanto isso, Manoel Negraes, que tem deficiência visual, discursou sobre as dificuldades enfrentadas por esses cidadãos. “Espero que o debate e este simples gesto, através da vivência, possam auxiliar os vereadores a analisar com um outro olhar os importantes projetos de acessibilidade que passam por esta casa”, disse. 
O coordenador convidou os vereadores a se deslocarem de olhos vendados  até a frente do plenário. A vereadora Professora Josete apresentou dificuldade já na busca do botão que aciona a liberação do microfone. “Não há dúvida que precisamos compreender melhor o que o deficiente visual enfrenta. Temos que garantir a acessibilidade para melhor locomoção deles e de todas as pessoas com deficiência” frisou a vereadora, que ao sair de sua mesa ainda derrubou a placa que leva seu nome e demorou para chegar à frente do plenário.
Durante o debate, foi destacada a importância da Comissão de Acessibilidade da Câmara Municipal, que busca resguardar os direitos e deveres da pessoa com deficiência e fazê-los cumprir de modo que as convenções sejam aplicadas.
“É preciso dar o primeiro passo, seja com ou sem os olhos vendados. É preciso entender que todos precisam  aceitar a inclusão da pessoa com deficiência e exercer a cidadania. A maior dificuldade ainda está na cultura” finalizou Negraes.
Em 2013, a secretaria realizou diversas ações de sensibilização como esta, com participação de servidores das secretarias municipais.

Exemplo para todo nosso país

Fonte:http://www.xvideos.com/video4909639/fiama_meira

Pessoa com deficiência

Servidores vivenciam as dificuldades da pessoa com deficiência

26/12/2013 09:10:00
Durante todo o ano de 2013, 435 servidores públicos da Prefeitura de Curitiba foram capacitados para entender melhor as dificuldades das pessoas com deficiência, conhecer a legislação da área e como os serviços públicos podem atender melhor essa parcela da população.
A capacitação foi organizada pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e atingiu servidores de várias áreas, incluindo engenheiros e arquitetos envolvidos no planejamento urbano e de mobilidade.
Divididos em 17 turmas, eles receberam informações e passaram por vivências destinadas a reproduzir as dificuldades de uma pessoa com deficiência. Para isso, locomoveram-se em cadeira de rodas e com muletas e também foram orientados a andar com os olhos vendados. Também conheceram os diferentes tipos de deficiência, aprenderam como agir com pessoas com deficiência e receberam noções de cidadania e inclusão.
O coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Trânsito, Caçan Jurê Silvanio, é servidor municipal desde 1998 e nunca tinha participado de uma capacitação desse tipo. “Achei fantástica a iniciativa de envolver os servidores com teoria e vivência. Foi uma forma de conhecermos a realidade do usuário de cadeira de rodas, da pessoa com deficiência visual, de se colocar no lugar do outro e perceber de fato como eles enfrentam estas situações no dia a dia”, disse.
Reunião aberta
A Secretaria da Pessoa com Deficiência também instituiu este ano reuniões abertas, durante as quais representantes da comunidade puderam apresentar sugestões e reivindicações. Muitas foram solucionadas e encaminhadas, outras ainda estão na pauta dos órgãos públicos responsáveis. A ideia é descentralizar e intensificar esta ação de gestão participativa.
Entre os temas abordados estão saúde, trabalho, mulheres com deficiência, comunidade com deficiência auditiva, esporte e lazer, acessibilidade e cultura, bem como  a promoção do protagonismo na defesa de direitos. Participaram 294 pessoas com deficiência, servidores, familiares, representantes de entidades e profissionais, num total de oito reuniões.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Pessoas com deficiência tendo oportunidade de trabalho no reveillon

FONTE : http://www.cidades.df.gov.br/noticias/item/2638-inclus%C3%A3o-social-para-ambulantes-no-

r%C3%A9veillon.html

Inclusão social para ambulantes no Réveillon

  
Inclusão social para ambulantes no Réveillon
Dez pessoas com deficiência vão trabalhar no evento
Os shows da Festa de Réveillon na Esplanada dos Ministérios serão de animação para os brasilienses e de muito trabalho para os ambulantes. Entre os 120 trabalhadores sorteados para o evento, 10 são pessoas com deficiência. O objetivo, ao inserir estes cidadãos, é garantir o exercício pleno e equitativo de seus direitos, conforme prevê o Plano Distrital de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência - Viver sem Limite DF, coordenado pela Casa Civil.
Sempre que comemorações e eventos ocorrem na Esplanada dos Ministérios, ou havendo procura por parte desses ambulantes em especial, é feito um sorteio separado. As vagas destinadas a eles são as mais próximas do palco, de acordo com a Diretoria de Serviços Públicos (Dserp), responsável pela definição dos trabalhadores nas festas. A medida tem o objetivo de facilitar a acessibilidade dos trabalhadores.
Para a ambulante Antônia Madeiro, uma das sorteadas, essa é uma boa oportunidade para as pessoas com deficiência. "Trabalhar assim é uma forma de terapia. Faz parte inclusive do nosso tratamento. Em vez de ficar em casa dormindo, estamos trabalhando para melhorar", diz.
Antônia atua há três anos como ambulante. Ela diz faturar, durante esta época do ano, em média R$ 2 mil com as festas.
Os sorteios para a participação de ambulantes em eventos ocorrem uma vez por semana, sempre às terças-feiras, no Shopping Popular. Com o recesso de fim de ano, eles estarão suspensos, mas voltarão a ocorrer em janeiro de 2014. Além de RG e CPF, os ambulantes precisam apresentar o documento que comprova a deficiência.
Plano Viver Sem Limite – Lançado no início de dezembro, o Plano Viver Sem Limite DF, coordenado pela Casa Civil e pela Secretaria de Justiça, atua em quatro eixos Inclusão Social, Educação, Saúde e Acessibilidade. Na execução das ações, participam 23 entidades e órgãos parceiros.
Alguns projetos estão em execução e demostram resultado. Na educação, por exemplo, o programa Caminho da Escola entregou 32 ônibus escolares acessíveis. No eixo Saúde, foi inaugurado o Centro Especializado de Habilitação e Reabilitação, na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga, que recebeu transporte acessível para acesso ao local.
Quanto ao eixo Acessibilidade, no sistema de transporte público, individual e coletivo do DF, está sendo entregue 100% da frota acessível. No eixo Inclusão Social, foi implantado o Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Ciapede). Localizado na estação de metrô da 114 Sul, o Centro facilita o acesso dessa população aos serviços do GDF, por meio de soluções inovadoras e atendimento de excelência.

Exemplo para nós, idoso e deficiente auditivo - mas amoroso!

Fonte: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4233:mendigo-surdo-de-98-anos-doa-r-120-mil-para-restaurar-mosteiro&catid=63

Mendigo surdo, de 98 anos, doa R$ 120 mil para restaurar mosteiro

  • PDF
 
dobri-dobrev1
Foto: Hiperativos
A história de Dobri Dobrev, 98, é uma lição de vida e saúde.
Ele perdeu sua audição na Segunda Guerra Mundial, mas não perdeu o amor pela vida.
Com quase um século de idade, esse senhor búlgaro caminha mais de 10km todos os dias para chegar à cidade de Sofia, onde costuma pedir esmolas para sobreviver.
E depois mais 10km para voltar até sua casa.
Desprovido de um tênis de corrida, Dobri Dobrev usa apenas sapatos de couro feitos por ele mesmo.
Suas roupas também são feitas em casa.
Mas quem disse que isso é motivo para segura-lo em um quarto entediante?
Muitas pessoas costumam desconfiar de andarilhos. Indaga-se sobre o destino das esmolas, e muitas vezes os tratam com certo preconceito.
Bom, esse de fato não é o caso de Dobri Dobrev. Além de ser muito querido e conhecido por onde passa, esse senhor tem um destino muito nobre para todas as esmolas que recebe.
Doação
Ele vive apenas com sua pensão mensal de 80 euros, cerca de 240 reais, e com um pouco das esmolas que recebe.
Mas a maioria do dinheiro que ele acumula durante suas caminhadas tem um outro destino: caridade.
Recentemente descobriu-se que o senhor de barba e cabelos grisalhos doou todo o dinheiro que reuniu –  40.000 euros, mais de 120 mil reais –  para ser usado na restauração de velho mosteiros búlgaros e para apoiar orfanatos públicos.
São essas atitudes que mostram seu caráter e o deixam cada vez mais querido por onde passa
Como dizia Bento XVI: “Existem santos que só Deus sabe o nome".

Humano, lindo - afinal o que vale à pena em vida?

Fonte:http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4193:beyonce-realiza-ultimo-desejo-de-menina-em-estado-terminal&catid=63:bem

Beyoncé realiza último desejo de menina em estado terminal

  • PDF
 
beyonce_desejo
A cantora norte-americana Beyoncé realizou o último desejo de uma menina com uma doença terminal: dançar com a cantora.
Ela ficou sensibilizada com a história de Taylon.
O show foi este mês, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Taylon é uma menina que descobriu há pouco tempo que tem um tumor no cérebro que não é possível operar.
Em estado terminal da sua doença, a garota afirmou que o seu último desejo era dançar com a cantora.
A Fundação Make-a-Wish, que realiza desejos de crianças em estado terminal, concedeu-lhe o desejo.
Arranjou o bilhete para assistir ao espetáculo de Beyoncé em Las Vegas, incluído na turnê "The Mrs. Carter Show World Tour".
O que a pequena Taylon não sabia era que a cantora estava avisada da sua presença e quando o espetáculo começou Beyoncé se aproximou da cadeira de rodas, cumprimentou a menina e cantou com ela.
Sensibilizada com o problema de Taylon, Beyoncé fez questão de realizar o último desejo da menina: na noite de Natal publicou o vídeo do acontecimento na sua página oficial.
Assista:
Com informações do DNArtes.


Sábado o brasileiro Herbert Parente lavou a alma do Brasil

Fonte:http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4232:o-homem-que-limpou-a-pichacao-a-estatua-de-dumont-amor-&catid=63:bem

O homem que limpou a pichação à estátua de Dumont: amor

  • PDF
 
O paespalhão é um vacilão conforme já demonstrou várias vezes, mas a de hoje é digna de se registrar. Após saber que mais uma vez idiotas picharam a estátua do Drumond, o alcaidezinho estimou que o poder público levaria 20 dias para fazer a limpeza!!! Acorda Rio, uma pessoa foi lá e limpou tudo em 1 hora, no amor!!! Como sabemos, pelos trâmites burocráticos dessa desorganização iria sair caríssimo, uma vergonha só!!! 
Foto: Facebook
Esta semana o Brasil se envergonhou ao ver imagens de um casal de jovens pichando descaradamente as estátuas do poeta Carlos Drummond de Andrade, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e de Zózimo Barroso do Amaral, no Posto 12, Leblon. Ambas foram pichadas na madrugada do Natal.
Mas logo em seguida o país se orgulhou de um cidadão, que quietinho, na dele, espontaneamente, foi até lá limpar a sujeira dos vândalos.
Hebert Parente não esperou pelo serviço da prefeitura do Rio, que poderia demorar até 20 dias.
Ele foi à Praia de Copacabana no mesmo dia tirou a tinta da estátua.
“Aproveitei que não estava fazendo nada e vim aqui limpar. É deprimente uma pessoa pegar um bem público, uma coisa que representa a cidade, que turista quer tirar foto e estar tudo pichado, tudo feio. É uma vergonha para a cidade”, disse Parente ao G1.
herbert_limpa_drumond
Foto: Agência O Dia
Herbert é um cidadão de verdade, que tem que ser homenageado, parabenizado pelo ato de amor à sua cidade, ao seu patrimônio.
Ele é o grande personagem dessa reportagem!
Herbert Parente disse que sua empresa já foi alvo de pichadores diversas vezes, por isso ganhou prática na limpeza.
Os suspeitos já foram identificados, pelas imagens das câmera de segurança, e devem ser presos a qualquer momento.

Arquivo de idéias (para o futuro, ou para o presente!)

fonte:http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/9-lugares-do-brasil-pra-passar-uma-temporada-quando-chegar-a-velhicehttp://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/9-lugares-do-brasil-pra-passar-uma-temporada-quando-chegar-a-velhicehttp://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/9-lugares-do-brasil-pra-passar-uma-temporada-quando-chegar-a-velhicehttp://,

9 LUGARES DO BRASIL PRA PASSAR UMA TEMPORADA QUANDO CHEGAR A VELHICE

Já pensou o que você vai fazer quando chegar na terceira idade? Que tal mudar de cidade?

  • A vida noturna voltada ao público da terceira idade em Fortaleza faz sucesso!
    A vida noturna voltada ao público da terceira idade em Fortaleza faz sucesso!
    Créditos: Reprodução
A aposentadoria é algo que a maioria das pessoas planejam a vida inteira e é nessa época da vida em que você pode finalmente pendurar as chuteiras e se concentrar no que você realmente quer fazer como aperfeiçoar um hobby, aprender uma nova habilidade ou morar em outro lugar.
Mas independentemente do que você está pensando em fazer ou de quando você está pensando em se aposentar, fizemos uma lista de lugares ao redor do Brasil que pode ser uma ótima opção para passar uma velhice boa, tranquila ou até mesmo um pouco mais agitada.

SANTOS - SP

A cidade é conhecida como reduto de aposentados por oferecer um leque de opções para a terceira idade e frequentemente recebe investimentos da prefeitura para ser reconhecida como tal. Existem diversas atividades voltadas aos idosos como ioga, alongamento, aulas de dança e até um projeto, o “Vovô Sabe Tudo”, que incentiva os idosos a passarem suas experiência para crianças e adolescentes.

PORTO ALEGRE - RS

Primeiro que a cidade tem um Conselho Municipal do Idoso, um departamento dedicado em implementar programações ao idoso. Também, foi decidido que todos os anos entre 21 de setembro a 20 de outubro, os vovôs e vovós seriam homenageados e com isso ganhariam diversas atividades entre bailes, caminhadas e até mutirões de saúde.

SANTO ANDRÉ – SP

A cidade tem até um concurso de Miss e Mister Melhor Idade, acredita? Localizada na região do ABC, Santo André é uma das cidades com o maior número de aposentados do Brasil. Além de diversas atividades voltadas as pessoas da terceira idade, a prefeitura também dispõe de desconto no IPTU.

RIO DE JANEIRO - RJ

Uma cidade grande com qualidade de vida chama muito atenção de aposentados que não querem monotonia. Por isso o Rio de Janeiro é um destinos mais procurados pela terceira idade. Sabia que é a primeira cidade com uma delegacia só para idosos? São diversos clubes, associações e áreas de convivência e lazer.

SÃO CAETANO DO SUL - SP

Também localizada no ABC, em São Paulo, São Caetano do Sul não só é uma cidade incrível para aposentados, como também é a cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. Os idosos contam com unidades de atendimento médico, que atendem diversas especialidades, e também programações de lazer como piscina e academia.

FORTALEZA - CE

As belezas naturais e vida noturna voltada ao público da terceira idade são um chamariz para os aposentados. Além das diversas atividades turísticas, a Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos desenvolve diversas atividades para o idoso inclusive uma programação especial nas duas últimas semanas de setembro.

JOÃO PESSOA - PB

A cidade também é considerada como uma das melhores cidades do mundo para desfrutar da aposentadoria, já que é vista como uma moderna, limpa e segura. João Pessoa provém do Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso, um espaço com vários serviços de saúde e áreas de convivência.
Araquari - SC
Pouca gente sabe, mas a Praia da Barra do Itapocu localizada nessa pequena cidade de Santa Catarina é um belo de um refugio para os aposentados, principalmente para aqueles que buscam tranquilidade e contato com a natureza. Mas calma, não chega a ser um marasmo, durante o verão mais de 10 mil pessoas transitam por ali.

ÁGUAS DE SÃO PEDRO – SP

Outro destino tranquilo que atrai a terceira idade é Águas de São Pedro, cidade do interior de São Paulo conhecida por suas águas termais. A boa infraenstrutura como saneamento, abastecimento e também os atrativos de lazer são um chamariz para os aposentados.
 

Juliana Andrade redator(a)
Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.