terça-feira, 16 de dezembro de 2014

MOBILIDADE URBANA

Curitiba reafirma acordos internacionais na área de mobilidade urbana

15/12/2014 16:12:00
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O prefeito Gustavo Fruet reafirmou, em viagem à Suécia e à Inglaterra, os acordos firmados com o governo sueco, com o Royal Institute of Technology (KTH) e a Volvo para desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana em conjunto com universidades e empresas brasileiras e suecas.
A viagem, realizada a convite do governo sueco, sem custos para a Prefeitura, é mais uma etapa do processo de colaboração entre Curitiba e Suécia iniciado no final de 2013, com a visita do rei Carlos XVI Gustaf à capital paranaense. A próxima rodada do entendimento acontecerá no início de 2014, quando representantes da KTH voltarão a Curitiba.
Em Gotemburgo, o prefeito participou do workshop “Eletromobilidade, uma Solução de Transporte Público – Apresentação de Soluções em Desenvolvimento pelo Grupo Volvo”.
Em Estocolmo, Fruet visitou a empresa de transportes da capital sueca e o Royal Institute of Technology (KTH).
O prefeito finalizou a viagem em Londres, onde visitou a Transport for London, empresa pública de transportes da capital inglesa, para conhecer a maior operação de híbridos do mundo e o ônibus híbrido articulado, que tem tecnologia semelhante aos híbridos de Curitiba.
Soluções
Durante a viagem, Fruet confirmou que as ações adotadas pela Prefeitura de Curitiba para incentivar o uso do transporte coletivo e reduzir emissões de gases poluentes estão em sintonia com as adotadas pelas grandes cidades da Europa.
As cidades visitadas – Gotemburgo, Estocolmo e Londres - estão tomando uma série de medidas para desestimular o uso de veículos de transporte individual. Todas buscam, assim como Curitiba, aumentar a velocidade do transporte coletivo, reduzir ruídos e emissão de poluentes, ampliar eficiência energética e qualidade de vida.
Londres, Gotemburgo e Estocolmo estão investindo nas faixas exclusivas de ônibus, com retirada de áreas de estacionamento e redução de espaço para veículos individuais, além da ampliação das ciclovias e cobrança da chamada “taxa de congestionamento”, que opera com tarifas que variam entre o equivalente a R$ 30,00 e R$ 300,00 por dia.
“Assim como em Curitiba, nas grandes cidades europeias todas as ações geram uma reação inicial. Mas com o passar do tempo a sociedade vai se adaptando. O importante é saber que as soluções que estamos implantando estão em sintonia com as adotadas nestas metrópoles para melhorar a qualidade de vida, com exceção do pedágio urbano”, avalia o prefeito.
Na capital da Inglaterra, o transporte é responsável por 60% das emissões de gases. Para reduzir estes indicadores, os ingleses estão renovando a frota do transporte público com veículos híbridos (com uso de biodiesel), híbridos/elétricos e 100% elétricos.
“Londres hoje tem quatro ônibus 100% elétricos, Curitiba tem um. Assim como nós, estão investindo nos híbridos. Nosso próximo passo será a implantação do híbrido/elétrico”, explica Fruet.
As três cidades europeias trabalham com tarifas diferenciadas no transporte coletivo, variando conforme a distância e o tempo de validade do cartão. O pagamento é 100% no cartão, utilizando novas tecnologias, como o celular. Em geral, as isenções acontecem fora do horário de pico, com exceção dos estudantes.
O gerenciamento do sistema não é de inteira responsabilidade dos municípios, mas compartilhado com outras esferas de governo e iniciativa privada.

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