domingo, 28 de agosto de 2016

LEGAL !

Futebol de 5. Paralimpíadas Rio 2016.

by Ricardo Shimosakai
O melhor jogador do mundo atualmente, eleito no último mundial (no Japão, em 2014, onde o Brasil se sagrou tetracampeão), é o brasileiro RicardinhoO melhor jogador do mundo atualmente, eleito no último mundial (no Japão, em 2014, onde o Brasil se sagrou tetracampeão), é o brasileiro Ricardinho
COMO TUDO COMEÇOU
A adaptação do futebol convencional para deficientes visuais teve início no Brasil nos anos 1960. Num jogo chamado gol a gol, estudantes com deficiência visual chutavam uma garrafa de plástico com pequenas pedras dentro. A garrafa foi substituída por uma bola de plástico envolta numa sacola plástica até que, nos anos 80, foi criada em território brasileiro a bola atual, com guizos internos. A estreia do esporte nos Jogos Paralímpicos foi em Atenas 2004, com seis times, e em Londres 2012 o torneio foi ampliado, com a inclusão de mais duas equipes.
SOBRE A COMPETIÇÃO
A orientação verbal é permitida, mas apenas por três pessoas: os chamadores, os goleiros – únicos jogadores no time com visão total – e os treinadores. O chamador se posiciona atrás do gol adversário, indicando as jogadas e a direção do gol. Em lances de bola parada, ele bate nas traves com um objeto metálico para situar a direção da baliza. O goleiro orienta a defesa na marcação, enquanto o técnico fica na parte central da quadra. É importante respeitar os terços do campo correspondentes para orientação, e o limite sonoro é supervisionado pelos árbitros.
A localização da bola durante o jogo orienta os jogadores: se ela estiver no ataque, quem orienta é o chamador, e assim por diante. A partida tem dois tempos de 25 minutos. Apesar de os jogadores serem considerados cegos (com até 5% de visão no melhor olho), alguns percebem vultos. Por isso, todos os atletas devem usar vendas, que não podem ser tocadas pelo adversário. Caso isso aconteça, o árbitro para o jogo e refaz o tampão e a venda. Cinco infrações resultam na expulsão do atleta, que é substituído. Não há linhas laterais, e sim muretas de 1,20m de altura.
VOCÊ SABIA?
Atual tricampeão (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012) no esporte, o Brasil venceu a República da Coreia na primeira partida do futebol de 5 da história dos Jogos Paralímpicos, em Atenas 2004
ENQUANTO VOCÊ ASSISTE
Mantenha silêncio absoluto ⎯ só assim os atletas poderão ouvir as instruções de técnicos, goleiros e chamadores e, principalmente, os guizos da bola. As exceções são o intervalo e o momento do gol, claro!
Para ter informações mais completas a respeito desta modalidade e qual a melhor maneira de assisti-la nos Jogos Paralímpicos, baixe o guia a seguir clicando no link Rio 2016. Rio 2016. Guia do espectador - Futebol de 5
Fonte: Rio 2016
Comente   Ver todos os comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.