quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra
NOTÍCIAS » Notícias

Brasil concentra 20% da água doce do mundo, mas menos da metade da população tem acesso a saneamento

Apenas 39% das residências têm seus rejeitos tratados adequadamente. Falta de tratamento afeta saúde da população e polui fontes de recursos hídricos. No Brasil, água é fundamental para agricultura e setor de energia.
A reportagem foi publicada por ONU Brasil, 09-08-2016.

Existem 100 milhões de pessoas sem acesso a sistemas adequados de saneamento na América Latina e 70 milhões não têm água encanada, segundo dados da ONU. No Brasil, menos da metade da população tem acesso a redes de esgoto.

O Brasil abriga um quinto das reservas hídricas do mundo, mas a abundância não significa acesso universal a água própria para o consumo, nem a saneamento. Menos da metade — cerca de 48,6% — da população brasileira é atendida por serviços de esgoto e apenas 39% das residências têm seus rejeitos tratados.
Os números são do Banco Mundial, que alertou na quarta-feira (3) para as desigualdades na distribuição de águaentre a população, a indústria e a agricultura no Brasil, além de detalhar a importância dos recursos hídricos para a economia brasileira.
Embora 82,5% dos brasileiros tenham acesso a água, apenas 43% dos domicílios entre os 40% mais pobres do país têm vasos sanitários ligados à rede de esgoto, segundo dados de 2013.
A falta de tratamento faz com que poluentes sejam jogados diretamente na água ou processados em tanques sépticos desregulados, com graves consequências para a qualidade dos recursos hídricos, bem como para o bem-estar da população.
O Banco Mundial chama atenção ainda para o desperdício registrado nas empresas de abastecimento — perdas chegam a 37%.
De acordo com a agência da ONU, o financiamento e subsídios do setor são baseados em uma estrutura tarifária ultrapassada que, somada ao excesso de pessoa e elevados custos operacionais, encarecem a oferta para os consumidores.
Os gastos com a produção inviabilizam novos investimentos, capazes de tornar a infraestrutura mais resistente aeventos climáticos extremos como secas e inundações.
Economia brasileira depende da água
O organismo financeiro destaca que 62% da energia do país é gerada em usinas hidrelétricas e 72% da água disponível para o consumo é destinada à irrigação na agricultura.
O Banco Mundial lembra que o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos do mundo — sendo a agriculturae o agronegócio responsáveis por 8,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, apenas pouco menos de 20% da área de terras irrigáveis não contam com sistemas de água para o cultivo.
Segundo a agência da ONU, mesmo com a diversificação das fontes de energia prevista para as próximas duas décadas, as usinas hidrelétricas continuarão entregando 57% da eletricidade usada no Brasil.
Tamanha dependência significa que, em tempos de crise – como a vivida por São Paulo em 2014 e 2015 –, a produtividade de diversos setores econômicos pode ser ameaçada.
“Em São Paulo, por alguns meses, não ficou claro se as indústrias, como a de alumínio, grande consumidora de água, poderiam continuar produzindo no ritmo anterior à crise hídrica”, lembra o líder do programa de desenvolvimento sustentável do Banco Mundial no Brasil, Gregor Wolf.

PARA LER MAIS:


  • 09/08/2016 - RS. "Água que bebemos é de baixa qualidade. Nossos parâmetros estão ultrapassados"
  • 09/08/2016 - A garantia do direito à agua no Brasil diante de uma transição “para uma nova cultura de cuidado com a água se faz urgente e necessária”
  • 28/07/2016 - Saneamento fica sem medalha
  • 20/06/2016 - Resíduos e Saneamento: Projeto da Câmara propõe 2024 para adequação dos municípios
  • 15/06/2016 - Mais de 35 milhões de brasileiros vivem sem saneamento básico
  • 25/05/2016 - O que é o que é? Tem internet, celular e TV a cabo, mas falta saneamento
  • 17/05/2016 - Futuro sem saneamento (IHU/Adital)
  • 28/04/2016 - Descaso com saneamento deixa rios em alerta
  • 06/04/2016 - Em Manaus, apenas 9,9% da população têm acesso ao Saneamento Básico, diz pesquisa
  • 29/03/2016 - Saneamento e sua (des)construção no Vale do Sinos
  • 18/02/2016 - Saneamento não deve ser universalizado até 2033
  • 18/02/2016 - Investimentos em saneamento: uma questão estratégica
  • 11/02/2016 - Cidades sustentáveis e saudáveis: microcefalia, perigos do controle químico e o desafio do saneamento universal
  • 11/01/2016 - Plano de saneamento do Brasil vai sofrer atraso de pelo menos 20 anos
  • 07/01/2016 - Saneamento é reconhecido como um direito humano
  • 26/11/2015 - Nova ordem mundial para água e saneamento
  • 16/10/2015 - Água e saneamento não podem esperar

  • http://www.ihu.unisinos.br/noticias/558743-brasil-concentra-20-da-agua-doce-do-mundo-mas-menos-da-metade-da-populacao-tem-acesso-a-saneamento
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.