domingo, 3 de abril de 2016

Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra
NOTÍCIAS » Notícias

México: desaparecimento de meninas aumentou 191% de 2012 a 2014, diz estudo

De 2012 a 2014, o número de meninas entre zero e 17 anos desaparecidas aumentou 191%, de acordo com informe divulgado nesta quinta-feira (31/03) pelo relatório da Redim (Rede pelos Direitos da Infância no México). Desde 2012, o número de jovens mulheres que desapareceram passou de 404 para 1.179.
A reportagem foi publicada por Opera Mundi, 31-03-2016.
O relatório analisa desaparecimentos que ocorreram desde 2006. Estes passaram a aumentar bruscamente a partir de 2012, quando Enrique Peña Nieto assumiu a presidência do México, cargo que ainda ocupa.
Nesse período de oito anos, mais de 22 mil jovens desapareceram, dos quais 30% são menores de 18 anos, isto é, 6.725 crianças e adolescentes.
Além disso, sete de cada dez desaparecidos são mulheres. Além disso, dos 2.506 adolescentes desaparecidos, 65% eram do sexo feminino. O Redim acredita que a grande quantidade de meninas sequestradas está vinculada ao crime organizado, que as usaria como escravas sexuais.
Na faixa etária dos zero aos quatro anos, entretanto, a maior parte dos desaparecidos são homens. A maioria destes meninos possui uma aparência física que “coincide com os pedidos de famílias norte-americanas que querem adotar ‘meninos pequenos e de pele branca’”, apontou o relatório.
Os estados que concentram o maior número de desaparecidos são Tamaulipas, Estado do México, Guanajuato, Baixa Califórnia e Coahuila.
Segundo o diretor executivo da RedimJuan Martín Pérez García, existe “uma epidemia de desaparecimentos” no país. Para ele, o panorama se agrava ao observar que “não há nada que garanta que essas crianças estejam sendo procuradas”.
Para a representante da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no México, Alison Sutton, “a proporção de meninas, meninos e adolescentes desaparecidos merece um esforço especial para elaborar políticas de busca que sejam sensíveis a cada situação”.
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/553070-mexico-desaparecimento-de-meninas-aumentou-191-de-2012-a-2014-diz-estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.