Oficinas gratuitas de arteterapia e depressão
Efeitos da Arteterapia como terapia complementar no tratamento da depressão em idosos, oficinas a serem realizadas no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, São
A arteterapia utiliza recursos expressivos, ou seja, pintura, desenho, modelagem entre outras técnicas, para auxiliar na percepção de emoções e sentimentos, o que pode proporcionar melhora da tristeza, ansiedade, apatia, etc., além de aumentar a autoestima, a motivação e o autoconhecimento. Não é necessário o conhecimento de artes ou técnicas expressivas. A arteterapia tem demonstrado diminuir a depressão em idosos por permitir-lhes expressar seus sentimentos de tristeza e perdas. As terapias não farmacológicas são muito importantes para o aprendizado de novas formas de enfrentamento de problemas.
Este é um convite da arteterapeuta Eliana Cecilia Ciasca, para participação em oficinas de arteterapia para pessoas de ambos os sexos, com 60 anos ou mais com depressão em qualquer estágio, leve a depressão maior. A pessoa deve estar em tratamento com acompanhamento médico e tomando medicamentos para depressão.
Estas oficinas terão a duração de 1h:30min e acontecerão 1 vez por semana, de manhã ou à tarde no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, durante 5 meses (20 sessões). (data e horário serão divulgados posteriormente).
Serão selecionadas 20 pessoas e por sorteio 10 irão participar das oficinas e 10 farão parte do grupo controle. As pessoas do grupo controle farão apenas avaliações no início e no final destas 20 sessões. Caso tenham interesse, serão oferecidas as mesmas oficinas posteriormente.
Não poderão participar pessoas com dependência química (álcool ou drogas) e demências (Alzheimer, Parkinson, etc.).
Saiba mais
Para maiores informações, favor entrar em contato com a arteterapeuta Eliana Cecilia Ciasca, no e-mail: elianaciasca.ipq@gmail.com ou fone (11) 3208-7256.
Nenhum comentário:
Postar um comentário