sexta-feira, 18 de março de 2016

Surfistas com deficiência física são temas de documentário no ES

by Ricardo Shimosakai
Carlos Kill conquistou o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Surfe Adaptado.Carlos Kill conquistou o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Surfe Adaptado.
Os surfistas Ricardo Carneiro e Carlos Kill são tema do documentário "Paixão e Superação".
Eles sofreram acidentes que comprometeram a mobilidade e quase os fizeram desistir do surfe. Mas, em 2014, os dois participaram do Campeonato Nacional de Surfe Adaptado, onde Carlos conquistou o primeiro lugar.
O filme será lançado neste sábado, às 20h, na Moulin Surf School, em Serra.
Amizade
A amizade dos dois começou há cerca de três anos, quando um produtor de vídeo tomou conhecimento das histórias e resolveu reuní-las em um documentário, em que os dois contam como o esporte pode ajudar as pessoas a superarem traumas.
O diretor Roberto Cardoso disse que o filme pretende ser um exemplo tanto de superação, quanto para que as pessoas tenham mais cautela no trânsito.
"Mesmo sofrendo um acidente o mundo não acabou para você não, eles vão mostrar que há uma segunda chance", explica.
Ricardo disse que depois de ter sofrido o acidente de moto, há três anos, sentiu como se tivesse nascido de novo. "Eu estava vindo de Jacaraípe, em Nova Almeida, aí colidi com um carro e vim a perder minha perna esquerda.", contou.
Para Carlos Kill, é uma maravilha poder ter essa segunda chance após o acidente que o deixou paraplégico há 13 anos. Aconteceu em um carro que não comportava o número de passageiros dentro dele. Eu estava na carroceria do veículo, meu amigo acabou perdendo o controle e eu fui arremessado para fora do carro. Tive uma lesão na coluna que me deixou paraplégico", relatou.
Antes dos acidentes, os dois já praticavam o surfe. Segundo os atletas, pegar ondas foi o impulso que eles precisavam para seguir adiante.
O professor da escola de surfe Moulin, localizada no Bairo das Laranjeiras, conta que a superação foi tanto da parte dos surfistas, quanto dele. O primeiro evento nacional de surfe adaptado que participaram aconteceu em 2014, quando Carlos foi campeão brasileiro de surfe adaptado.
"Tivemos que fazer toda uma adaptação, treinos, nesse retorno ao mar. Mas com o decorrer dos anos tudo deu certo e esses garotinhos tão aí, conquistando as ondas, colocando o sal nas sobrancelhas", comenta o professor Juliano.
Sobre o documentário, Carlos afirma que foi uma alegria muito grande. "Outras pessoas podem se inspirar conhecendo o Ricardo e o Carlos Kill. Eu só tenho o que agradecer, declarou.
Serviço
Documentário Paixão & Superação, O Filme
Data: Sábado (12)
Horário: 20h
Local: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, Bairro das Laranjeiras, Serra.
Evento Gratuito
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.