domingo, 6 de março de 2016

A dignidade da pessoa com doença de Alzheimer

Escrito por  Simone de Cássia Freitas Manzaro (*)
Avalie este item
(0 votos)
a-dignidade-da-pessoa-com-doenca-de-alzheimer-foto-desdtaqueA dignidade baseia-se no reconhecimento da pessoa que é digna de respeito. No lidar e cuidar do outro, principalmente quando este outro possui uma demência do tipo Alzheimer, muitas vezes os familiares e cuidadores caem em uma atitude de ‘superproteção’; quando esse alguém é um membro da família, essa situação se intensifica.
“Eles não me deixam escolher a minha roupa”! Essa foi a frase de uma paciente durante uma visita domiciliar. Triste, impaciente e um pouco agressiva, ela só queria ter o direito de escolher sua própria roupa, da forma que fizera durante toda a sua vida. Para ela um detalhe tão simples, para a família um grande tormento.
Foi dessa forma que me deparei com o contexto da dignidade humana, onde e quando ela deixa de existir.
A dignidade baseia-se no reconhecimento da pessoa que é digna de respeito. No lidar e cuidar do outro, principalmente quando este outro possui uma demência do tipo Alzheimer, muitas vezes os familiares e cuidadores caem em uma atitude de ‘superproteção’; quando esse alguém é um membro da família, essa situação se intensifica.
O familiar quando cuidador principal é alguém que conhece a pessoa com Alzheimer de uma forma completa, o que ela gosta ou não gosta, suas fortalezas e fraquezas, suas vontades e também suas necessidades e, numa forma de demonstrar carinho e cuidado acaba por realizar todas as tarefas pelo outro.
É preciso a compreensão de que a pessoa mesmo com Alzheimer pode realizar algumas atividades com supervisão de outra pessoa, o que garante a ela autonomia enquanto esta ainda existir. 
Dignidade é deixar que a pessoa seja o que ela é, como ela é.
Existem muitas formas de respeitar a dignidade da pessoa com Alzheimer, podemos citar o respeito à sua privacidade física e emocional: fechar a porta quando for ajudar essa pessoa a se vestir; tomar banho ou usar o banheiro; evitar comentários particulares com outras pessoas mesmo que da família; não falar sobre a doença na frente da pessoa. Respeitar seu direito de escolha: permita que a pessoa possa escolher o que comer; o que vestir; ofereça poucas opções e permita que o outro participe da escolha. Ouça suas preocupações, peça opinião, permita que ele participe das decisões, inclua-o nas conversas, não isole, não ria, não faça piadas, não converse como criança etc.
A base do cuidar e lidar com outro, deve ser sempre sobre o pensamento “Fazei com o outro aquilo que eu gostaria que fosse feito comigo”, dessa forma garantimos não só o cuidado como também o respeito que a pessoa merece. Podemos refletir sobre o cuidado com a pessoa com Alzheimer?
(*) Simone de Cássia Freitas Manzaro – Psicóloga formada pela Universidade Nove de Julho, realiza atendimento psicológico de adultos e idosos. É voluntária na Associação Brasileira de Alzheimer-ABRAz. Possui experiência em estimulação cognitiva para pacientes com demências, principalmente Demência de Alzheimer; atua também com estimulação cognitiva preventiva; Realiza consultoria gerontológica, orientando familiares e cuidadores, criando estratégias e atividades para lidar com o paciente no dia a dia, supervisionando treinamento prático. É membro colaborador do site Portal do Envelhecimento. Email: simonemanzaro@gmail.com
 http://www.portaldoenvelhecimento.com/saudedoenca/item/3957-a-dignidade-da-pessoa-com-doenca-de-alzheimer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.