quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Consultora de inclusão, MARTA GIL, compartilha:

Caros amigos

Iniciativas inclusivas acontecendo pelo Brasil e também em outros países.

Vale a pena acessar. A Plataforma Diversa, do Instituto Rodrigo Mendes, é acessível.

Abraços

Marta




Caros amigos,
Em 2015, o Instituto Rodrigo Mendes, a Fundação FC Barcelona e o UNICEF promoveram a segunda edição do Portas Abertas para a Inclusão, em 15 capitais brasileiras. Para dar visibilidade às experiências desenvolvidas durante a formação, o DIVERSA vem publicando uma série de relatos dos educadores que implementaram projetos de educação física inclusiva em escolas públicas beneficiadas pela iniciativa:
Relato 01 | Projeto Rugby para todos: jogando com as diferenças
Na escola Água Azul – Professor Paulo Renato Costa Souza, na periferia de São Paulo, os estudantes criaram suas próprias regras para permitir que o Rugby fosse praticado por todos.
Relato 02 | Circuito Motor
Com espaço reduzido para aulas de educação física, escola de Manaus realizou um circuito de brincadeiras e incluiu alunos com deficiência auditiva e Síndrome de Down na atividade.
Relato 03 | Construção coletiva de brinquedos antigos
Atividades de confecção de brinquedos antigos com material reciclado auxiliaram a inclusão de garoto de 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escola de Natal.
Relato 04 | Jogos de cooperação
Educadores aplicaram brincadeiras não competitivas e colaborativas, como “seguindo o chefe” e “dança das cadeiras”, para incluir estudantes com deficiência em escola de Belém.
Relato 05 | Prática de esportes flexibilizados
Na Escola Municipal Marumbi, em Curitiba, estudantes e docentes praticaram esportes flexibilizados como o basquete sentado, o futebol com as mãos e o handebol com cadeirantes.
Relato 06 | Criação de brinquedos e atividades lúdicas
Com o projeto da Escola Vicentina Campos Lopes Marinho, em Fortaleza, um aluno de 15 anos com paralisia cerebral participou das aulas práticas de educação física pela primeira vez.
O DIVERSA segue, também, com sua publicação quinzenal de artigos. Em Inclusão à Kiev, o advogado Marcos Weiss Bliacheris questiona a normalização da segregação de pessoas com deficiência que buscam frequentar locais públicos. Já em Panorama da educação inclusiva na Inglaterra, a especialista Raquel Paganelli revela como o processo de consolidação dos princípios inclusivos no país europeu exige o enfrentamento de um modelo de ensino focado em noções de competição, sucesso e fracasso.
Boa leitura!
Um forte abraço,
Equipe DIVERSA
 
Instituto Rodrigo Mendes www.rm.org.br
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Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.