Sobre o projeto:
Queremos proporcionar a estes cidadãos mobilidade autônoma para o trabalho e desenvolvimento de suas atividades diárias com maior independência e segurança, o projeto também visa à formação de novos treinadores e instrutores de dupla.
O Sesi-SP, através do Projeto Cão-Guia, realizará a doação de cães-guia aos trabalhadores da Indústria com deficiência visual, proporcionando a estes cidadãos mobilidade autônoma para o trabalho e desenvolvimento de suas atividades diárias com maior independência, segurança e inclusão social. O projeto também visa a formação de novos treinadores e instrutores de dupla. São Paulo é o estado com maior número de cegos do País, são quase 24 mil* pessoas. De acordo com ONG´s formadores de cães-guia, hoje no Brasil existem cerca de 60 cães que guiam pessoas com deficiência visual, enquanto existem quase 150 mil* pessoas cegas e 2,4 milhões* com grande dificuldade de enxergar.
Os profissionais formados durante o projeto estarão aptos a treinar novos cães e capacitados a unir as duplas: cão-guia e pessoa com deficiência visual. Cada animal precisa ser adaptado à sua dupla, não basta saber os comandos, é necessário também que o cão tenha noções de distância, altura e proporções da pessoa que acompanha, evitando acidentes. Segundo a Fiesp - Federação das Indústrias de São Paulo, existem dificuldades em preencher os postos de trabalho nas Indústrias com profissionais com deficiência visual, sendo um dos obstáculos a dificuldade de deslocamento. As dificuldades para ter um animal treinado são muitas, a pessoa com deficiência visual que deseja um cão-guia tem a alternativa de comprá-lo fora do país, com gasto muito alto, ou aguardar por tempo indeterminado na fila de espera de uma ONG.
* Fonte: Censo IBGE 2000
Serão três fases que, ao todo, somam cerca de dois anos para a formação dos cães-guia. Conheça cada uma delas:
- Acolhimento e Socialização
- Treinamento
- Instrução da dupla
Para melhores informações, acesse o site do Projeto Cão Guia: http://www.sesisp.org.br/caoguia
Nenhum comentário:
Postar um comentário