segunda-feira, 29 de outubro de 2012

João 'Bombeirinho' faz transplante de medula

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Cinco anos após receber o diagnóstico de leucemia, João Daniel de Barros, 6, conseguiu um doador de medula óssea e fez nesta semana o transplante que pode garantir a cura da doença.

O menino João Daniel de Barros, o João Bombeirinho, com os pais no hospital.

O menino ficou conhecido como João Bombeirinho, por seu sonho de ser bombeiro, e foi adotado como "mascote" da corporação em sua cidade, Maringá (PR).

Como "bombeirinho", ele protagonizou campanhas para estimular a doação de medula óssea na região, o que fez aumentar em 35% o número de doadores.

O transplante foi realizado no Hospital de Clínicas do Paraná, na quarta-feira. As chances de cura são de 70%, segundo o hematopediatra Lisandro Lima Ribeiro.

"Ele só me diz: 'Eu tenho dois aniversários agora, mãe'. Ele renasceu", conta a mãe, Ana Paula Estevam.
O garoto está num quarto isolado e deve ficar internado por mais 30 dias, realizando tratamento imunossupressor para evitar a rejeição da nova medula. Enquanto isso, tem a companhia de quatro caminhõezinhos de bombeiro -todos esterilizados.

"Já estou com a cabeça doendo de tanto 'vrum-vrum' no quarto", diz Ana Paula.

Segundo a mãe, João já faz planos de "nadar, pescar, acampar e fazer piquenique". Nenhuma das atividades era aconselhada antes, devido à baixa imunidade do garoto. "Agora ele vai ter uma infância de verdade", diz.

João Daniel faz sessões de quimioterapia desde que tinha um ano e 11 meses, quando a doença foi diagnosticada. Desde então, ele convivia com as reações colaterais do tratamento: febre, alergias, coceira e enjoo.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.